segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TIPOS DE MARCAÇÃO

A marcação por zona permite um maior controle do jogo defensivo; e paralelamente as acções ofensivas de ataque e de contra-ataque podem se tornar mais objetivas mediantes a jogadores habilidosos e bem posicionados.

A marcação por zona pode ser realizada pela bola, companheiros (com ou sem bola), adversários ou posicionamento global da equipe (zona de campo passiva ou ativa).

Os princípios operacionais de Bayer (1994), se dividem em três princípios de ataque e três de defesa. Os de ataque são: conservação da posse de bola, progressão em direção ao alvo adversário e a finalização, buscando o gol. Os princípios de defesa são: recuperação da bola, impedimento da progressão da equipe adversária e proteção do próprio alvo.

Veremos abaixo alguns tipo de marcação:

Marcação Individual


A marcação individual caracteriza-se pelo confronto direto entre dois jogadores, o chamado homem-a-homem (1x1). Há uma definição prévia de marcação, onde cada jogador fica responsável pela marcação de um adversário (Mutti, 1994), fato que "força" o virtuosismo técnico, o individualismo. O posicionamento da equipe defensora é em função dos jogadores adversários. Esta marcação pode ser realizada na quadra toda ou somente na meia-quadra defensiva.

Pontos positivos:

• Diminui a opção do passe, forçando o erro adversário;
• Maior desgaste físico dos adversários pela necessidade de maior movimentação em busca de espaços;
• Dificulta o chute de longa distância;
• Reduz o tempo de posse de bola do adversário;
• Diminui o tempo de reação do adversário para refletir sobre a jogada.

Pontos negativos:

• Grande desgaste físico dos defensores, proporcional à movimentação dos atacantes;
• Abre o meio da quadra, facilitando lançamentos, infiltrações e "bolas nas costas";
• Dá maiores possibilidades de vantagem numérica ao adversário, na ocorrência de um drible, dificultando a recuperação e a cobertura.

Marcação Pressão


Diferentemente da marcação por zona que espera o erro adversário para pressionar, a marcação pressão pressiona para forçar o erro. Esta marcação é a única caracterizada pelo avanço dos defensores até a Área 3 (Área de Ataque).

Sua utilização ocorre quando a equipe está em desvantagem no placar e o jogo está próximo do fim; quando a equipe adversária apresenta dificuldades de movimentação ofensiva (capacidade técnica e/ou tática inferior) a fim de pressionar para não deixá-los jogar; ou quando um time possui um elenco de jogadores ágeis, rápidos e em ótima forma física (Mutti, 1994).

Cada jogador fica responsável por um adversário e o "persegue" por toda a quadra, pra onde quer que ele se desloque (marcação homem-a-homem). É importante esperar a reposição de bola do goleiro para depois avançar pressionando, pois o avanço prematuro facilitará o lançamento de bola do goleiro para o pivô diretamente.

Meia Pressão


É uma marcação parecida com a marcação pressão, porém os defensores não invadem a Área 3 (Ataque). Eles esperam os adversários na Área 2 encostando, seguindo e diminuindo o espaço dos atacantes a partir daí.
Somente o homem de posse da bola é pressionado (Mutti, 1994). Isto diminui o desgaste físico dos defensores em relação à marcação pressão, mas aumenta o tempo de reação dos atacantes.

Cada defensor fica responsável por um adversário (homem-a-homem também), mas, além disso, precisa fechar o meio quando não estiver marcando o homem da bola.

Às vezes podem ocorrer trocas de marcação, em virtude do rodízio da equipe adversária, mas estas devem ser bem comunicadas pela equipe.

Marcação por Zona


Marcação caracterizada pelo posicionamento à meia-campo, ou melhor, nas Áreas 1 e 2 (Defesa e Intermediária) - sempre atrás da linha da bola; pelas constantes trocas de marcações; e pela espera do erro adversário para roubar a bola e contra-atacar. Na maioria das vezes, estes contra-ataques são perigosos, pois pegam a defesa adversária desestruturada - na transição do posicionamento ofensivo para o defensivo. Neste tipo de marcação, cada defensor é responsável por determinada zona do campo e pelo adversário que estiver nela (Mutti, 1994). O posicionamento dos defensores ocorre em função do deslocamento da bola (Bayer, 1994).

É uma marcação utilizada quando a equipe adversária apresenta rápida e complexa movimentação, tem bons passadores, ótima técnica e condução de bola, um bom nível de treino ou quando o placar é desfavorável aos adversários.

Pontos Positivos:

• Facilita a cobertura e a recuperação no caso do drible;
• Menor desgaste físico dos defensores;
• Proporciona perigosos contra-ataques;
• Impossibilita as "bolas nas costas";
• Fecha o meio do campo;

Pontos Negativos:

• Possibilita o chute de longa distância;
• Aumenta o tempo de posse de bola do adversário;
• Encobre parcialmente a visão do goleiro.

Dentro do campo de jogo existem 3 zonas de marcação:

Zona de Pressing Baixa - Deve-se defender perto da nossa baliza, deixando o adversário ter o controlo do jogoDeve a nossa equipa em termos ofensivos adoptar um sistema de contra ataque.

- Zona de Pressing Media - Deve-se deixar o adversário sair a jogar, evitando que este ultrapasse o meio campo com a bola em seu poder. O domínio do jogo é repartido, existindo algum espaço após a equipa recuperar a bola.

- Zona de Pressing Alto - Deve-se defender o mais próximo possível da baliza do adversário, impedindo que este possa construir o seu jogo.

Pode a nossa equipa ser alvo de contra-ataques por parte do adversário devido ao espaço existente deixado nas costas da defesa.

Quanto aos aspectos favoráveis relativamente a marcação à zona é que obriga o adversário a não estar cómodo em jogo.

Segue abaixo algumas atividades para o desenvolvimento da marcação à zona:

Descrição

- Atividade de 4 X 4, em que o objetivo é a proteção do espaço demarcado e dos cones.

Regras e Pontuação

- Se a equipe derrubar os cones, marca 1 ponto.
- Se algum jogador da equipe conseguir entrar na área demarcada (atrás da linha tracejada vermelha) com a bola dominada, marca 1 ponto e o jogo não para.




Atividade 2

Descrição

- Atividade de 4x2, em que o objetivo da equipe com inferioridade numérica é proteger o espaço demarcado; já a equipe com superioridade numérica deve receber um passe dentro do mesmo.

Regras e Pontuação

- A equipe de dois jogadores deve proteger o espaço demarcado (losango demarcado pelas linhas tracejadas vermelhas) e marca ponto quando recuperar a posse de bola dentro do mesmo.

- A equipe de quatro jogadores marca ponto quando um jogador receber um passe dentro do espaço demarcado (losango demarcado pelas linhas tracejadas vermelhas).




Atividade 3

Descrição

Atividade de 6x6, em que o objetivo das equipes é proteger os golzinhos e os cones nas laterais.

Regras e Pontuação

- Se equipe fizer gol no golzinho adversário, marca 1 ponto.

- Se equipe derrubar o cone nas laterais do campo, marca 1 ponto.




Atividade 4

Descrição

- Atividade de 7 + Goleiro X 7 + Goleiro, em que o objetivo é proteger os gols (pequenos nas laterais e o oficial com a presença de goleiros) e criar superioridade numérica na região onde se encontra a bola para poder recuperá-la.

Regras e Pontuação

- Nas faixas laterais, a equipe que estiver sem a posse de bola só pode tentar recuperá-la se houver 2 ou mais jogadores dentro desta área.

- Se equipe que estiver com posse de bola fizer um passe completo por dentro dos golzinhos para um companheiro da equipe, marca 1 ponto e o jogo continua.

- Se equipe fizer o gol no gol oficial protegido pelo goleiro, marca 2 pontos.




Atividade 5

Descrição

- Atividade de 7 X 5 + Goleiro, em que o objetivo da equipe com
desvantagem numérica é realizar uma marcação zonal impedindo que o adversário chegue até a área demarcada. Já a equipe com superioridade numérica deve proteger os golzinhos e buscar chegar até a área demarcada para realizar a finalização.

Regras e Pontuação

- Defesa não pode entrar na área demarcada. Se algum jogador da equipe com superioridade numérica receber um passe em profundidade dentro do espaço demarcado, ele poderá enfrentar o goleiro em uma disputa 1X1 sem o auxílio de outros jogadores.

- Equipe com inferioridade numérica marca ponto se fizer o gol nos “golzinhos” adversários.

- Equipe com superioridade numérica marca ponto se fizer o gol no gol oficial protegido pelo goleiro.




Autor: Rafael Tadeu Braga Martins
Mestrando em Atividade Física e Saúde e Preparador Físico do Forrobol Esporte e Arte

Referências:

BAYER, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa, Dinalivro, 1994;
MUTTI, D. Futsal - futebol de salão - artes e segredos. São Paulo, Emus, 1994;
Universidade do Futebol