segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

DICA DE ALGUNS EXERCÍCIOS PARA GRÁVIDAS


Visto que, a prática de atividade física durante a gestação é aconselhável e recomendada por vários estudos científicos, médicos, fisioterapeutas e educadores físicos. Vejamos a seguir alguns dos exercícios mais utilizados e praticados pelas gestantes durante a gestação.

Em seguida abaixo veremos uma sequencia de exercícios com bolas suíças, hidroginástica, yoga, pilates e musculação:


1.  Rosca bíceps com apoio da bola suíça.




2. Agachamento bilateral com apoio da bola suíça na parede.




3. Adução de quadril sentada na bola suíça com auxilio de uma bola iniciação.



4. Extensão de joelhos com apoio da bola suíça junto com flexão de tronco.


5. Ponte ou Extensão de quadril sem e com a bola de iniciação entre as pernas.




6. Massagem relaxante com bola suíça.




7. Hidroginástica.






8. Yoga






9. Pilates






10. Musculação







Visto acima uma pequena sequencia de exercícios com a bola suíça, hidroginástica, yoga, pilates e musculação para você realizar em casa, academia ou ao ar livre com um auxilio de um profissional qualificado a executar de uma forma segura e correta os exercícios durante a gestação. 

O exercício físico tem de ter um protocolo de prescrição, seja para obter benefícios à saúde, para ocupar o tempo livre ou para competir. Devem-se considerar o tipo, a intensidade, a duração do exercício e a frequência das sessões, estabelecendo um equilíbrio entre os efeitos positivos e negativos do mesmo.

Está totalmente demonstrado que a prática de exercício físico durante a gravidez pode impedir o aumento excessivo de peso durante este período, assim como reduzir o risco de complicações maternas como o diabetes gestacional. As atividades mais recomendadas para o processo de gestação são atividades como caminhar ou bicicleta ergométrica, tarefas que são facilmente quantificáveis. A natação e hidroginástica se propõe como uma alternativa muito tolerável e com grandes benefícios para o período de gravidez. São recomendados também os exercícios que mantenham a forma musculoesquelética, como exercícios de força e flexibilidade. A ioga estimulará o relaxamento e ensina a controlar a respiração. Os movimentos suaves, lentos e controlados do pilates também são recomendados para um melhora na flexibilidade e força muscular da mulher.

Visto todos esses benefícios citados acima sobre atividade física e gestação, chegou a hora de se movimentar e praticar uma atividade física que mais se encaixa no seu perfil. 

Movimenta-se não seja uma gestante sedentária!


Autor: Rafael Tadeu Preparador Físico das Categorias de Base do América Futebol Clube - MG.