quarta-feira, 2 de maio de 2012

AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA

A AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA tem como objetivo identificar desequilíbrios musculares que possam interferir na prática ou no retorno para realização de atividades esportivas e até mesmo nas atividades da vida diária.

O dinamômetro isocinético permite quantificar o desempenho muscular do avaliado. As variáveis de Força, Potência e Resistência Muscular podem ser estudadas isoladamente para cada grupamento muscular. Atua como um método preventivo e terapêutico de lesões musculares.

A avaliação pode ser aplicada nas articulações de joelho, quadril, tornozelos, punho, cotovelo e ombro, sendo realizada com uma velocidade fixa e uma resistência adaptável. Esta é a única maneira de sobrecarregar um músculo de modo dinâmico até sua capacidade máxima.

Com esta avaliação podemos verificar possíveis desequilíbrios musculares, causas de sérias contusões, gerando parâmetros mais eficazes e objetivos para o tratamento a ser realizado. Esta avaliação também gera parâmetros quantitativos para otimizar a reabilitação física dos esportistas lesionados.

A AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA É INDICADA PARA:

Melhora do desempenho muscular;
Prevenção de lesões;
Avaliação do equilíbrio muscular entre os membros;
Avaliação do equilíbrio da muscular entre agonistas e antagonistas;
Fornecer dados para direcionamento do tratamento.


VANTAGENS DA AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA:

É a única maneira de sobrecarregar um músculo que está se contraindo dinamicamente até sua capacidade máxima em todos os pontos da sua amplitude de movimento. O individuo nunca encontrará mais resistência do que consegue manipular, pois a resistência é igual à força aplicada, tendo SOBRECARGAS EM VÁRIAS VELOCIDADES; REPRODUTIBILIDADE DOS TESTES FISIOLÓGICOS e a COMPROVAÇÃO OBJETIVA DO TESTE.

Com todos estes recursos pode-se afirmar que o teste isocinético permite examinar objetivamente o desempenho muscular de uma maneira segura e confiável.

DADOS DA AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA:

Uma das vantagens do teste isocinético é proporcionar numerosos parâmetros objetivos que poderão ser usados para avaliar e analisar o desempenho do esportista. Os valores obtidos no teste devem ser comparados com o membro contra-lateral e com a musculatura antagonista ao movimento realizado.

RECOMENDAÇÕES NESCESSÁRIAS PARA REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA:

CRITÉRIOS PARA SUA REALIZAÇÃO:

Caso faça uso de medicamentos, não os suspenda, a não ser que seu médico tenha autorizado.
Mantenha a rotina de horários; A avaliação não deve ser realizada na presença de dor na região a ser avaliada. 

PREPARO: 

No dia do teste, não realizar exercícios físicos;

Alimente-se com refeição leve até 1 hora antes da avaliação;

Não compareça em jejum;

Comparecer com roupas apropriadas e confortáveis para o exercício (shorts, bermuda ou calça leg, camiseta e tênis;

Traga toalha e produtos de higiene pessoal para banho após a avaliação, se necessário.

Autor: Rafael Tadeu
Preparador Físico/Musculação das Categorias de Base do América Futebol Clube - MG