sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Cientistas descobrem gene da obesidade infantil

Cientistas da Universidade de Cambrigde, no Reino Unido, descobriram o que acreditam ser uma causa genética da obesidade infantil, muitas vezes relacionada incorretamente por médicos apenas o fato da criança comer demais. Segundo os pesquisadores, a perda de uma parte do material genético pode ser a chave do problema de peso em crianças.

Durante o estudo, os pesquisadores analisaram o genoma completo de 300 crianças diagnosticadas com obesidade mórbida em busca de uma falha ou duplicação do DNA, conhecidas pelo termo técnico copy number variants (CNV). Cientistas acreditam que essas CNVs desempenham um papel importante nas doenças genéticas.

Comparando o DNA das crianças obesas com outras de peso normal, descobriu-se que faltavam certas partes do genoma do grupo obeso - em particular, o cromossomo 16, ligado a obesidade mórbida. Segundo os pesquisadores de Cambrigde, o estudo sugere que um gene específico localizado no cromossomo 16, o SH2B1, tem um papel fundamental na regulação do peso e do nível de açúcar no sangue.

"Pessoas com problemas nesse gene têm uma vontade grande de comer e ganhar peso muito facilmente", disse o cientista Sadaf Farooqi envolvido na pesquisa. Apesar da descoberta em Cambrigde ajuda as causas do problema de muitas crianças com obesidade, os pesquisadores alertam que a genética não é o único motivo do sobrepeso na infância. Ainda é preciso estar atento aos hábitos das crianças e ao comportamento dos pais, que podem errar na alimentação dos filhos.

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário